3956 visitantes On-Line.

 4ª Feira, 26 de Novembro de 2014

Mamã

 ● Contraceptivos

 ● Direitos

 ● Forum

 ● Gravidez

 ● Página inicial

 
 

Bebé

 ● Bebé do mês

 ● Crescimento

 ● Enxoval

 
 


Consultório pediatra

Aftas (2 anos)

O seu filho queixa-se que lhe dói o boca e ao observa-la para determinar a causo, encontra algumas aftas na sua boquinha. Não hesite e consulte o pediatra para que este lhe indique o melhor tratamento.
O aparecimento de úlceras na boca {conhecidas como aftas} podem provocar bastante desconforto e dor às crianças. O seu aparecimento pode, inclusive, condicionar a sua alimentação. Por isso, é necessário consultar o pediatra para que o desconforto seja atenuado.

Causas
As aftas não têm uma razão específica para aparecerem. Segundo os especialistas, podem ser o resultado de uma reacção exagerada do sistema imunitário contra um elemento desconhecido. No entanto, também são apontadas a anemia ferripriva (por falta de ferro) e a falta de vitamina B12 e ácido fólico como possíveis causas para o seu aparecimento. Outro factor também apontadoa é a existência de algum problema oral como um dente mais áspero. As aftas quando integradas num síndrome febril podem ser de etiologia viral-Estomatite aftosa.

Diagnostico
Para que o pediatra as diagnostique basta fazer uma observação directa.

Sintomas
Os sintomas das aftas são as aftas em si. Estas caracterizam-se por serem pequenas úlceras redondas ou ovais, coloridas (cinzentas ou amarelas, com as extremidades inflamadas) que causam dor e desconforto. Outros sintomas também identificados, podem ser a febre ligeira e o aumento dos gânglios linfáticos.

Tratamento
Se a infecção for mais grave, o pediatra poderá prescrever um antibiótico e algum medicamento para bochechar, caso a criança já o consiga fazer convenientemente sem o engolir. Para além disso é fundamental tratar a dor com um analgésico.

Nunca deixe de consultar o seu pediatra mesmo que fique esclarecida com a leitura deste texto.
Se quer ver um artigo seu aqui publicado enviar um email para:
miminhos@eusei.com

 

Sugestões, criticas e opiniões: miminhos@eusei.com
       
EuSei.com All rights reserved.© 1999 - 2005